Correio Popular Notícia



Prefeito participa de Dia de Campo da Embrapa

Data da notícia: 04/06/2013
Foto:

(Da Redação) O prefeito Zé Rover participou do dia de campo da Embrapa em Vilhena, acompanhado pelo secretário de Agricultura, José Cândido Espíndula, o Candinho, e o secretário adjunto de Indústria Comércio e Meio Ambiente, Darimar de Oliveira, ontem (04).
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130605-232.jpg[/IMG] Durante todo o dia, produtores, pesquisadores e estudantes participam do dia de Campo, que é realizado no próprio campo experimental da Instituição. ?É importante participarmos para acompanhar as novas tendências, as novas tecnologias e também ter esse contato direto com o produtor. Até porque nosso objetivo é apoiar e incentivar a agricultura familiar, o pequeno produtor, mas também é nossa obrigação dar condições aos médios e grandes produtores de continuar fazendo da nossa cidade esse celeiro do Estado, que é Vilhena hoje?, destacou o prefeito, ao lembrar que Rondônia possui hoje um plantio de 140 mil hectares e que Vilhena, junto com o Cone Sul, responde por 90% dessa área.
Como parte do Dia de Campo, antes de irem para a lavoura, os participantes assistiram a uma palestra do pesquisador Vicente Godinho, da Embrapa, que falou mais detalhadamente sobre os melhoramentos que as empresas comerciantes de sementes tem realizado para tornar o cultivo mais resistente e mais produtivo. ?Temos pé de milho aqui que chegou a um custo médio de produção de R$ 1.800, mas é um investimento em nome da pesquisa e que depois vai significar em melhorias para o produtor?, destacou.
Godinho explicou ainda que o milho safrinha, que é semeado nos primeiros meses do ano na ante safra da soja, tem ganhado cada vez mais espaço em Rondônia. A safrinha de milho no Esatdo já responde por mais da metade da produção estadual do grão (55% da produção de 255 mil toneladas produzidas em 43% da área cultivada com milho). Na média estadual, o milho safrinha ocupa metade da área cultivada com soja, mas na última safra em Vilhena, a proporção foi bem maior, pois mais de 80% da área de soja teve milho em sucessão. ?E o sucesso dos pioneiros da safrinha na região sul de Rondônia contribuiu para o aparecimento de muitos núcleos de produção de milho em outras regiões do estado, onde são cultivados a soja e o arroz?, enfatizou o pesquisador. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1301 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.